sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Destino - Ally Condie [RESENHA]

Até onde você iria contra uma sociedade manipuladora e que não respeita as suas decisões? Até onde você iria contra a sociedade, para ficar com a pessoa amada? São essas e outras questões que fazem com que cada leitor, que leia “Destino” se questione sobre seu posicionamento na sociedade em que vive e sobre as suas atitudes.

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Antes mesmo de começar a ler “Destino”, eu fiquei meio que receoso, pelo fato, de algumas resenhas não terem falado tão bem do livro. Mas como eu sou muito curioso, não perdi tempo e comecei a leitura. E pelo contrário de todas as resenhas que eu li, “Destino” é surpreendente.

O modo como a Ally Condie narra à estória, é de uma forma doce, delicada e sutil. Os personagens são bem reais, principalmente o Ky, que é praticamente um excluído da sociedade em que eles vivem.

E o romance entre Cassia e Ky é tão fofo, que muitas vezes eu quase me emocionei. O Ky já é considerado, para mim, um dos melhores personagens que eu já tive o prazer de ler. Ele é sincero, doce, amigo etc. E o final te faz querer entrar no livro e tentar resolver tudo.

Contudo, o livro é excelente. Faz com que cada pessoa, que o leia, repense sobre suas atitudes, tome novas atitudes etc. Leiam e não irão se arrepender. E já eu estou aflito de tanta ansiedade, para que chegue logo o segundo livro.

“... Me viro e o vejo parado em meio à floresta, com o poema branco na mão.                                                Os gritos dos pássaros voam com eles. No silêncio que se segue, não sei quem se move primeiro, se é Ky ou eu, mas logo estamos próximos, sem nos tocar, respirando, mas não nos beijando.
Ky se inclina para mim, os olhos presos aos meus, perto o bastante para que eu possa ouvir o ligeiro farfalhar do poema quando se mexe.
Fecho os olhos quando seus lábios tocam meu rosto com calor. Penso nas sementes de choupo esbarrando em mim naquele dia, no trem aéreo. Macias, leves, cheias de promessas.”

Recomendo!

A capa do segundo livro.


Leandro de L.

2 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Leandro! Já li Destino e curti bastante! Abraços!
    http://newsnessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei!! Conhecia só a capa do livro, não tinha lido resenha ainda. Adorei! Parece ótimo, entrou pra wishlist.

    Bjss
    Nati

    http://meninadelivro.blogspot.com/
    @natibianchin

    ResponderExcluir

Comente com moderação!