sábado, 24 de dezembro de 2011

Em Chamas - Suzanne Collins [RESENHA]

"Em chamas", segundo volume da trilogia "Jogos Vorazes". O que eu achei? Bem, um pouco melhor que o anterior. Porém, nada de surpreendente ou qualquer atributo do gênero. Mais uma vez, o livro não conseguiu me surpreender. 


Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para março de 2012. Katniss e Peeta deveriam estar felizes. Afinal de contas, eles ganharam para si e para suas famílias uma vida de segurança e fartura. Mas há rumores de rebelião entre os distritos, e Katniss e Peeta, para seu horror, são a face da rebelião. A Capital está com raiva. A Capital quer vingança.


Ainda continuo me preguntando "O que há de tão surpreendente ou especial, nos livros da trilogia 'Jogos Vorazes' que várias pessoas dizem amar?". Eu ainda continuo não gostando dos livros. E os acho, por muitas vezes, cansativos e clichês. Eu admito, gosto de livros clichês. Isso eu não levo em consideração. Eu até deixo em exceção.  Mas, não consegui durante a leitura encontrar nada surreal ou até mesmo espetacular. É quase sempre a mesma coisa.

Continuo não gostando da Katniss. Eu a acho irritante. Já o Peeta, eu consegui de certa forma, gostar mais dele neste livro. Porque em "Jogos Vorazes" eu não gostei dele. O Gale, como sempre, continuo gostando dele e de suas atitudes. É o único que ainda consegue fazer com que eu tenha um pouco de admiração pela autora.

No geral, o livro é bom. Espero, de coração, que pelo menos o terceiro e último livro, que se chama "A esperança" realmente me surpreenda e consiga transmitir, o que transmitiu para muitos leitores, que amam a saga. Porque sinceramente, eu esperava bem mais.

Leandro de L.

2 comentários:

  1. Ai... eu ainda não consegui ler a saga tb, mas realmente vejo que é febre, principalmente entre os adolescentes... acho q vou ver o filme, q estréia ano q vem... se gostar, me forço a ler! =)

    Obrigada pela resenha!
    Um beijo e FELIZ NATAL!

    @meligu
    http://nicasdrafts.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro, tudo bem?!
    Minha primeira vez por aqui e já vejo uma resenha que não acompanhou o surto de amor de "Jogos Vorazes". Confesso que estou muito curiosa para ler a trilogia, mas não vou sustentar expectativas mil. Já tenho os dois primeiros livros e quero tirar minhas conclusões sobre eles. Em geral, livros que são muito amados não fazem muito minha cabeça. Mas só vou saber quando ler.

    Se quiser, passe lá pelo blog também!


    Beijo!
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!