quarta-feira, 2 de maio de 2012

Princesas e Damas Encantadas - Joseph Jacobs [RESENHA]


Este é uma coletânea de contos, escolhidos e adaptados pelo autor Joseph Jacobs. O livro me proporcionou uma leitura fácil, leve e que me fez esquecer alguns problemas, pelo qual eu estava passando — o que já foi grande coisa. De modo geral, o livro me surpreendeu positivamente.

Diferentemente do estereótipo de princesa que conhecemos – mulher frágil e sempre à espera de um bondoso e belo cavaleiro que a proteja –, as princesas celtas são mulheres corajosas que enfrentam os mais temíveis perigos para conquistarem a felicidade. Elas combatem bruxas tiranas, recusam casamentos forçados, lutam pelos homens que amam e até mesmo os salvam de emboscadas. São espertas, hábeis e cheias de truques de magia. Em Princesas e damas encantadas, estão reunidos contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Constituem este volume 12 contos de princesas muito corajosas e de damas misteriosas e mágicas. Aqui, revelam-se outras versões para muitas histórias que você conhece, ou imaginava conhecer.

O livro é dividido em oitos contos: A árvore de ouro e Árvore de prata; Justa, Morena e Trêmula; Cabeça-Pequena e os filhos do rei; A história de Deirdre; Guleesh; O Pastor de Myddvai; Connla e a donzela encantada; A princesa grega e o jovem jardineiro.

Eu particularmente não curto muito contos. Mas não sei ao certo o que me instigou a lê-lo. Só sei que ele foi um tranquilizante para mim — pelo fato de eu estar passando por uns problemas, como falei anteriormente. Os contos são curtos e rápidos, o que deixa a leitura bem leve e agradável.

O que eu observei em cada conto é que — nem sempre — a mocinha é indefesa. Geralmente, elas são corajosas, misteriosas, espertas etc. E eventualmente, aparece um príncipe. É interessante a maneira como elas enfrentam seus medos e sempre tentando não demonstrá-los.

O conto que eu mais gostei foi: Cabeça-Pequena e os filhos do rei. 

Cabeça-Pequena é odiada por suas duas irmãs e amada por sua mãe. As suas duas irmãs tramam a morte da sua mãe. Mas Cabeça-Pequena descobre. E não concorda com o que suas irmãs querem fazer e elas começam a maltratá-la. Então, ela toma a decisão de ajudar suas irmãs — onde acabam passando por várias aventuras.

"— Preste atenção agora — disse o gato — e ouça o que vou dizer-lhe. Eu sou sua mãe. Suas irmãs me mataram e destruíram meu corpo, mas não lhes cause nenhum dano. Trate-as bem, faça o melhor que puder por elas, salve-as. Obedeça as minhas palavras e, ao final, tudo correrá bem para você — e foi embora assim como veio."
Pág.:37

No cômputo geral, o livro é bom sim. Não é um livro extenso — muito pelo contrário. Eu pude viajar e também conhecer as histórias reais de algumas princesas — que antes não conhecia — como a "Branca de Neve" e "Cinderela". Os contos são interessantes e a leitura flui naturalmente. Enfim, só lendo para compreender o que estou querendo transmitir.

Recomendo!





8 comentários:

  1. Que legal, também não gosto muito de contos não, mas algum no mundo deve me agradar nér?! rsrs

    Parabéns pela resenha! ^^

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a capa!
    Nossa, linda mesmo!

    Eu não sou muito fã de contos, mas tem alguns que surpreendem. Talvez eu leia o livro, sua resenha ficou muito boa!!

    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lê
    eu diferente de você, sou fãzona de contos, mas confesso que prefiro os macabros hsuahsuhauhs
    Mas eu não dispenso um bom e maravilhoso conto de fadas, e sem dúvidas este livro está na minha listinha
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante! Eu quero esse livro. Tipo, eu adoro contos e me interessei muito pelos q vc falou aqui! Sem contar, que a capa desse livro é mega demais.^^
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Leandro,
    Não conhecia esse livro e pela sua resenha é muito bom, fiquei interessado...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro também, que bom que é da Martin, tem chance d'eu ler logo *O* Me interessei muito por ele, não li muitos livros de contos, mas me interesso pelo gênero.

    Amei sabe dele, vai estar na minha lista de desejos com certeza o/
    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  7. Oiiiii

    Não conhecia esse livro tbm

    Mas parece ser bom!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro!
    Eu não conhecia esse livro mas deve ter um estória bem interessante! Adorei sua resenha!

    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!