sexta-feira, 26 de outubro de 2012

[RESENHA] Um Ano Inesquecível - Ronald Anthony

Antes de começar a leitura, ao ler a sinopse e observado a capa, acreditei que fosse um livro leve e bonito. E eu estava certíssimo. Não me surpreendeu, mas também não me desapontou. 

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630335
Ano: 2012
Páginas: 303

Nota: (3,5/5)
Você acredita que o amor pode durar para sempre? Jesse Sienna não. O casamento de seus próprios pais era respeitável mas sem paixão; e sua própria história romântica indica que o amor queima ardentemente antes de desaparecer por completo. Então, quando seu pai, Mickey, muda-se para sua casa e parece não compreender o relacionamento superficial de Jesse com sua atual namorada, mas Jesse não lhe dá atenção.
É apenas um exemplo do quão diferente eles são e fica mais evidente que ele e seu pai nunca terão uma ligação mais profunda.
Mas a verdade é que Mickey Sienna conhece mais sobre amor do que a maioria das pessoas conseguem aprender na vida toda.
Há mais de cinquenta anos, ele encontrou o amor mais verdadeiro que a vida pode oferecer. Ele sabe das infinitas recompensas de investir seu coração e sua alma em alguém... E conhece o prejuízo devastador de deixar esse alguém perfeito escapar.
Quando Mickey percebe que Jesse não está dando valor a uma mulher extraordinária, decide que é hora de contar a história que nunca contou para nenhum de seus filhos a Jesse. Durante os meses seguintes, Mickey mostra seus momentos mais particulares e felizes para seu filho... e muda a percepção de Jesse em relação ao amor e as possibilidades de um relacionamento duradouro para sempre.

O livro conta a história de Mickey Sienna e Jesse, pai e filho, que vivem uma relação aparentemente normal. Eles não são tão íntimos e para que não haja desentendimentos entre ambos, preferem o silêncio. Assim era a convivência entre eles. Porém, a morte de Dorothy (esposa do Mickey) muda todo o contexto no qual eles viviam. Quer queira quer não, eles precisam rever seus conceitos e tentar encontrar uma forma de viverem de forma agradável.

Com a morte da sua esposa, Mickey praticamente perde o prazer de viver e isso afeta toda a família. Todos os outros filhos dele e irmãos do Jesse são casados, trabalham muito... Enfim, não teriam condições de dá a atenção necessária para o pai. O único que é solteiro e mora sozinho é o Jesse. E como se é esperado, Mickey se muda para a casa de Jesse e é justamente nesse momento que a vida de ambos muda de forma inimaginável.

A história do livro é basicamente essa. Como pode-se perceber, o romance que eu esperava, fica como segundo plano. O foco da história é na relação entre Mickey e Jesse, ou seja, a relação entre pai e filho.

''Mickey havia observado o retrato por alguns minutos sem dizer qualquer palavra. Por fim disse: Eu amo você. Reserve um lugar na mesa para mim.
Jesse não fazia ideia do que significava mas era óbvio que era importante para seu pai, porque ele sorriu e continuou a olhar amavelmente para a foto. Por fim, trouxe-a para perto do peito, olhou para Jesse e não disse nada. Jesse se levantou da cama e beijou a testa do pai.''

Jesse não acredita no amor, pelo fato de ter sofrido algumas desilusões amorosas. Mas é louco por Marina. O relacionamento entre eles é complicado, mas eu pude perceber que um nutre o mesmo sentimento pelo o outro, mas sentem medo de demonstrar.

Sinceramente, eu esperava um romance melhor e mais intenso. O romance entre Jesse e Marina é muito morno. Eu gosto de romances mais intensos, em que as personagens realmente conseguem transmitir o que sentem. E infelizmente eu não senti isso.

As personagens foram bem construídas e de alguma forma, passaram-me uma sensação de realidade, como se de fato existissem e não fossem apenas ficcionais. E isso eu considero um ponto positivo.

O ritmo da história é lento e em alguns momentos, eu demorei um pouco para prosseguir a leitura, porque consequentemente ficou lenta. 

Contudo, o livro é bom. Não é surpreendente e nem maravilhoso, apenas cumpre seu papel. Eu não criei muitas expectativas e as poucas que criei, foram atendidas. Então, caso busque uma leitura leve e despreocupada, esse livro é uma ótima dica. Mas não espere um romance maravilhoso, pois talvez não seja isso que você vá encontrar.

Recomendo!

27 comentários:

  1. Eu não consigo olhar para esse livro e não lembrar do Nicholas Sparks. Achei a capa muito a cara dos livros dele, sei lá rsrs
    Não faz muito meu tipo de leitura. Gosto mais de fantasia ou sobrenatural. Mas, às vezes, é bom mudar um pouco rs
    Beijinhs
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha. Eu gostaria muuito de ler esse livro, está na minha listinha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha. Eu gostaria muuito de ler esse livro, está na minha listinha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Leandro!

    Apesar de a história do livro me parecer linda e tudo o mais, não sinto curiosidade em lê-lo! Gostei da resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro, mas já estou perdendo as esperanças :(

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro o/
    Não conhecia esse livro, o que eu venho notando é que ultimamente o tema pai e filho vem sendo muito abordado em muitos livros ainda não tive a oportunidade de ler nenhum sobre...
    Parabéns pela resenha muito boa como sempre!
    Pena que vc o romance não foi cm vc esperava, Dica anotada! =]
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem resenha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    -fallen In Me
    Bjão

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro!
    Adorei sua resenha, super sincera, como sempre! Eu sinceramente gostei da capa/sinopse do livro e pretendo lê-lo em breve. Mas, assim como você, não criei muitas expectativas. Espero poder ler logo e ver o que acho. Como você, também gosto de romances intensos, mas já que você disse que não tem muito disso, espero gostar das personagens, que você citou serem bem construídas =D

    Beijos!
    nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc, o livro cumpri seu papel, e embora eu tenha achado o final mto bonito, nao achei tuuuudo isso ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu tava esperando um romance maravilhoso... =/ kkkk
    Parece ser bom mas não me empolgou muito, também gosto de romances mais intensos.
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  10. A capa desse livro é muito sugestiva... olhando pra ela, fiquei com uma impressão de ja ter visto essa cena em algum lugar... tipo em "Agua para Elefantes"... Um velho contando a historia de qdo era jovem e conheceu seu grande amor e agora tá sozinho pq a mulher morreu ou outro motivo qualquer e ele morre de saudades... rsrsrs
    Pela resenha nao fica claro se é isso mesmo que acontece, mas independente disso... saber que é um romance agua com açucar nao me despertou muito interesse... Pelo menos agora que estou num clima de ler dramas desgraçados de tristes ou literatura fantastica rsrsrs

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  11. Oii, eu tinha colocado esse livro nos meus desejados porque, assim como você, esperava um ótimo romance, não sei, o título do livro me parece algo mais intenso mesmo, acredito que pelo o que você falou a obra seja mais pra quem está buscando uma pausa desses amores desesperados, já que o seu foco é na relação de pai e filho... Acho que me desinteressei totalmente pelo livro agora, não sei se teria paciência pra ler mais e mais páginas sobre esse tipo de drama, talvez por não ser uma trama tão típica, seja mais difícil de eu engolir. Acredito que se o romance ficasse em primeiro plano e a relação de Jesse e Mickey em segundo, minha opinião seria diferente.
    Ainda assim, ótima resenha! Me ajudou muito na decisão de ler ou não o livro.
    Dá uma passadinha lá no blog?
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O livro me parece lindo,vou adicionar na minha listinha de desejos.
    http://www.avidaemletras.com

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Leandro,

    Esse livrom esta na minha lista de espera e estou bem curioso...parabéns pela sua resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Pode chamar de amiga siiiiiiiiiiim *-* obrigada pelo welcome back que deixou lá nos comentários *-*

    A resenha me lembrou muito uma resenha que fiz do livro Charlotte Street que já tenho pronta, mas ainda não postei, um livro que o romance fica em segundo plano, acho que isso não é um crime literário, é algo legal, ter um livro diferenciado, o que acho um CRIME é a editora colocar uma sinopse que nos faça acreditar que o livro foca em algo que na verdade não é a trama principal.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  15. Oi Leandro!
    Eu imaginava um romance, ao saber que a relação entre pai e filho é o foco me desanimou, não sei se leria este livro.
    A resenha está como sempre, ótima.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Pela sinopse eu já imaginava que a história tinha foco na relação de pai e filho, e pelo visto, não me enganei. ;~
    Pena que não agradou tanto, acho que se começar a leitura sabendo que o romance não é o foco não decepcione tanto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Que bom saber que, pelo menos, o livro não te desapontou tanto. Claro, em relação ao romance pode ser que eu também sinta alguma falta, mas acho que o que estou mais querendo ler mesmo é essa relação entre pai e filho. Acho que nunca li algo no estilo (só entre mãe e filha, mas é bem pesado). Estou ansiosa :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Eu já tinha lido a sinopse e a história não tinha chamado muito a minha atenção... sua resenha tá ótima e me ajudou a ver que realmente não é bem o tipo de livro que eu gosto.

    Abraços.
    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Seu comentário é o mesmo que vi em outros blogs... uma estória morna, sem emoções muito forte, mas ao mesmo tempo cativante...

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Não é meu tipo de livro, mas sua resenha foi otima, resume bem o livro e as quotes são bonitas, parabéns.

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, Leandro.
    Pelo que pude perceber há momentos bem morninhos e uma trama no geral não extremamente surpreendente/original. Pelo menos não te desapontou como um todo... para mim não seria opção de leitura no momento. Mas adorei a resenha!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Ainda não l esse livro, mas fiquei curiosa por um motivo bem engraçado. Adoro relicários e o kit desse livro veio justamente com um. Pretendo lê-lo em algum momento, parece se rum romance leve e bom de se ler.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  23. Oie Le =)

    Poxa eu estava tão empolgada com esse livro =(
    Mas foi ótimo ler sua resenha por que agora eu sei mais ou menos o que esperar do livro e assim não me decepciono ^^

    Ótima resenha!

    bjus;***


    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  24. Oi querido,
    Otima resenha. Que pena que é um pouco lento e morno, porque parecia uma tematica excelente :S
    boa semana
    :*

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  25. Esse livro não foi "inesquecível" pra mim, rs. Concordo contigo quando diz que o romance é morno, isso também não me agradou. É o tipo de livro que não muda sua percepção, mas também não é interminável.
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. oi,
    Eu tô com esse livro aqui, e irei ler, mas fiquei um pouco desanimada.
    romance morno...ai
    q pena não ter tão bom.
    irei ler mesmo assim, pra ver.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  27. Nossa, Leo, que decepção... Eu esperava um romance forte, sabe? Achei muito água com açúcar Nicholas Sparks. rsrs... Enfim, devo lê-lo mesmo assim, já sem expectativas. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir

Comente com moderação!