terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

[RESENHA] Os Doze - Justin Cronin

Eis que finalmente eu consegui ler a continuação do grande ― grande em todos os sentidos mesmo ― livro "A Passagem", do incrível Justin Cronin. É inegável admitir que o Cronin é um escritor talentosíssimo. A maneira como ele introduz suas personagens na trama e acima de tudo, a maneira como ele as constrói, torna-o um dos melhores autores da atualidade. No entanto, mesmo tendo total noção de que curti muito "Os Doze", ainda prefiro o seu antecessor. 

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411065
Ano: 2013
Páginas: 592

Nota: (4/5)
Em A passagem, doze prisioneiros sentenciados à morte foram usados em um experimento militar que buscava criar o soldado invencível. Mas a experiência deu terrivelmente errado. Um vírus inoculado nas cobaias acabou com qualquer resquício de sua humanidade e elas fugiram, matando ou infectando qualquer um que cruzasse seu caminho. Os infectados se tornavam virais obedientes a seu criador, mais um de seus Muitos. No caos que se formou, a única chance de sobrevivência para a espécie humana eram fortificações altamente protegidas. Assim se formou a Primeira Colônia, um reduto a salvo dos virais, mas isolado do resto do mundo. Noventa e dois anos depois, uma andarilha surgiu às portas da Colônia. Era Amy Harper Bellafonte, a Garota de Lugar Nenhum, aquela que iria liderar um grupo de colonos e... Agora, cinco anos após ter cruzado as Terras Escuras em busca de respostas e salvação, seu grupo está separado. Cada um seguiu seu caminho, mas seus destinos logo voltarão a se cruzar, num embate definitivo contra uma ameaça mortal. Fanning, o Zero, aquele que deu origem ao apocalipse, tem planos para refazer o grupo dos Doze e conta com um aliado poderoso, disposto a qualquer coisa em nome da própria imortalidade. Segundo livro da trilogia A passagem, Os Doze nos faz questionar a mente humana, os avanços científicos e a busca do poder que leva a uma certeza sombria de nossa capacidade para o mal. Mas, acima de tudo, ele reforça nossa esperança em uma humanidade que se adapta, sobrevive e não se rende.

Passaram-se cinco anos. Estamos no Ano Zero. O mundo, obviamente, não se encontra mais o mesmo e para ser mais enfático, estamos num momento após o ocorrido. Ou seja, após todos os acontecimentos que mudaram o rumo da humanidade. O autor apresenta novas personagens à trama ― algumas muito boas, por sinal ― e aprofunda-se noutras que já conheci no livro anterior. 

Amy, Michael, Peter, Alicia, Sara e todas as outras personagens retornam e se duvidar, mais corajosos do que nunca. Eles não desistiram de salvar o mundo e acima de tudo, não desistiram de salvar a humanidade das garras dos Doze. 

Um livro denso, frenético e sangrento que com toda certeza agradará os leitores fanáticos pela trama e com toda certeza também, colocou a história num patamar bem mais incrível e interessante do que eu esperava. 


“ ... Nada dura para sempre. Algumas coisas duram. Que tipo de coisa?… o amor que a gente sentiu pelas pessoas.”

Acredito que tenha ficado perceptível que eu não quis aprofundar-me no relato da história. Isso foi intencional. O livro ― mesmo possuindo algumas questões ainda inexplicadas e que provavelmente serão explicadas no último livro ― possui momentos reveladores e que também fazem surgir novos questionamentos. Portanto, é quase impossível não se surpreender em algum momento.

É perceptível também que o autor adora criar novas personagens e acima de tudo, "brincar" com as mesmas. O Cronin não é um escritor que tem piedade de suas personagens. Muito pelo contrário. Se ele achar necessário, ele as mata impiedosamente. Isso tortura-me interiormente, pois há personagens que me apego facilmente. E sem falar que tal característica não agrada-me muito, confesso. Não sou do tipo de leitor que aceita confortavelmente esse tipo de coisa. 

O que muito deixou-me satisfeito nos dois livros é a forma como o autor aprofunda-se em cada personagem. É impossível não compreendê-las e muitas vezes, não criar vínculo com elas (isso é louco, eu sei). São tão humanas e acima de tudo, palpáveis, que quase sempre eu espero um desfecho agradável para as mesmas. Se bem que nem todas me agradam. Então, tenho minhas personagens favoritas e elas são Alicia Donadio e Sara Fisher. Amo-as! <3

A questão da sobrevivência humana é algo presente em toda a trama. Na realidade, é o aspecto mais delicado da mesma. É perceptível a ganância que as personagens possui para viver e salvar os poucos humanos que ainda restam. E sem falar na importância do amor que realmente consegue mudar e transformar o imutável e o não transformável ― algo bastante intricado e explicitado na história.

Concluindo, eu realmente indico a leitura. Vale muito à pena. Não assuste-se com a quantidade de páginas de cada livro. O autor sabe como conquistar leitores e vem fazendo isso abertamente ― e merecidamente  nos últimos anos. Se você busca uma história bem elaborada, interessante, densa e até mesmo questionadora, com toda certeza irá amar. Poucos autores possuem um talento tão notável como o Justin Cronin. E isso fica bastante claro a cada livro, do autor, que leio. Apenas leiam!


RECOMENDO!


P.S.: Ainda está acontecendo a promoção deste segundo livro da trilogia (Os Doze) aqui no blog. Caso tenha ficado interessado(a), participe. Boa Sorte! (:

17 comentários:

  1. Oiee =)
    Não lembro se já li algo desse autor, fiquei instigada aqui ainda mais quando fala " que não tem piedade dos seus personagens" CARAMBA! Oo"
    Beliscões da Máh <3
    Blog

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito desse tipo de livro, não leria.
    Mas vi comentário muito bons tanto sobre esse, como sobre o primeiro, sem contar que as capas são lindas <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Leandro. Li o volume anterior, A Passagem, e apreciei muito o enredo do Justin Cronin, que inclusive irá virar filme com o Ben Affleck no elenco. Quero muito ler Os Doze agora e fico feliz em saber que ele mantém o mesmo ritmo do que o seu antecessor. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Essa é minha trilogia favorita até o momento. E sim, Alicia Donadio é minha personagem favorita da ficção <3 O Cronin criou uma história tão arrebatadora que é impossível não conquistar o leitor, doido para o próximo livro e também pelo filme que não sai nunca. rsrs

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro, nunca li nada do autor e sua resenha foi meu primeiro contato, depois vou verificar a resenha do primeiro livro..
    Não sei se leria o livro agora, não curto muito livros densos, apesar das outras características me chamarem atenção..
    Ótima Resenha!!


    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/02/resenha-despertada.html

    ResponderExcluir
  6. Não conheço o primeiro livro e não conhecia esse segundo, parece ser um bom livro mesmo, mas não me interessei muito na leitura. Contudo, a resenha ótima ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também preferi muito A passagem. Acho que não curti tanto pois fiquei um pouco perdida com o desenrolar da história em Os doze. Mas depois engrenou e fui até o fim. Ansiosa pela continuação.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oie Lê =)

    Ainda não li essa série =/ Morro de vontade, mas são tantos livros e a cada dia a fila aumenta que os mais "antigos" vão ficando para traz. Mas ainda vou ler essa série com certeza, pois adoro livros com ritmo frenético e que tenham muitas e muitas páginas rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Leandro essa é uma série que me interesso demais, mas temo em começar pelo tamanho dos livros, mesmo sabendo que vou ser conquistada durante a narrativa já me assusto, mas vou tentar.
    Tenhos os dois livros no kindle, e assim que abrir um espaço incluo eles na leitura.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro, ainda não li nada desse autor, mas devido a tantos comentários positivos sobre essa série vou colocá-los em minha lista de futuras leituras. Apesar do tamanho deles seram um tanto quanto grande, acredito que valerá a pena.

    Abçs
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Leandro.
    Bem, não sabia do livro e nem li os outros rs.
    Adorei tua resenha e pode deixar que eu não me assustarei com as páginas, isso mesmo eu lerei!

    Ótima resenha como sempre, haha mais uma que me fez querer o livro.
    Abraços.
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
  12. Então quer dizer que o Cronin tem síndrome de Martin? Gosta de assassinar os pobres dos personagens que tanto nos apaixonamos? :c (xD)
    Não tem como não acreditar quando você afirma com tanta certeza que o autor é muito bom, e acho que isso é sempre a se considerar quando um resenhista diz. Normalmente, o mérito só é dado à história. Mas quando a escrita é tão boa que faz isso salientar ao leitor, é porque realmente vale a pena. ^^
    Eu já havia dado uma olhada nessa série e havia me interessado só de leve - entretanto, realmente você me fez querer lê-la. Parece ser tudo muito bom. Essa questão de trabalhar com a existência humana, e também a questão de mergulhar na psique do personagem é realmente ótima quando o autor consegue fazê-lo. Amo livros assim, amo, amo, amo. E esse parece encontrar tudo o que eu realmente gosto.
    Me convenceu, Leandro! Adoro suas resenhas, adoro mesmo. Por isso que sempre venho por aqui. <3
    Abração!

    Achou o Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Leandro!
    Eu ainda não li A Passagem, por isso não li Os Doze... Mas está nos meus desejados faz tempo. Deve ser muito bom!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi, Leandro!
    Tenho o primeiro livro no formato digital, mas ainda não o peguei para ler, acho que irei esperar para comprar o físico. Assim que soube de "A Passagem", fiquei interessada. Não sabia que teria continuação.

    Beijo,
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  15. Leandro amei sua resenha e tive certeza que posso investir nessa trilogia. Sei que os livros são enormes e confesso que evitei solicitar em parceria por esse motivo, preciso comprar e ler sem pressa. Vc sabe algo sobre o ultimo da trilogia???
    Parabéns pela leitura e pelo incentivo viu!!!! Essa questão dele matar muitos personagens me lembrou de King!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  16. Quero muuuuuito ler Os Doze, pena que acho que não irei ler muito em breve. :S
    Ótima resenha, Leandro! :D

    ResponderExcluir
  17. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Comente com moderação!