terça-feira, 14 de julho de 2015

[RESENHA] Elena - A Filha da Princesa - Marina Carvalho

Marina Carvalho é aquela escritora que sempre irá me salvar de ressacas literárias (e até me pôr em algumas também). Suas histórias são leves, encantadoras e bastante agradáveis. Na verdade, são romances que realmente passam prazer para quem os lê. “Elena - A Filha da Princesa” foi o quarto livro da autora que li. Por motivos bastante pessoais, a leitura não tornou-se favorita, mas de antemão já deixo claro que é muito boa. De verdade. Possui bons protagonistas e o melhor de tudo foi poder rever Ana e Alex. <3

Editora: Galera Record
ISBN: 9788501104366
Ano: 2015
Páginas: 322
Nota: (4/5)
Este não é um conto de fadas comum. Sim, existe uma princesa. Não uma donzela, mas uma jovem moderna, preocupada com os problemas de seu tempo. Há também um príncipe. Só não espere que ele seja um perfeito cavalheiro. Afinal, uma pitada de bad boy nunca fez mal a nenhum herói. Elena, filha da princesa Ana — a brasileira que se tornou herdeira do trono da Krósvia —, já não é mais a menininha apaixonada pelo primo Luka, com quem deu o primeiro beijo aos 13 anos. Cresceu, namorou, viajou o mundo. Mas uma notícia surpreendente a faz voltar para casa... justamente quando obrigações familiares também exigem a presença de Luka. O reencontro é explosivo. Luka não estava preparado para adulta que a prima tímida se tornou. Uma mulher que sabe muito bem o quer. E quem quer.
Para quem ainda não sabe, este livro é um spin-off. Lembra dos livros “Simplesmente Ana” e “De repente, Ana”? Sim? Então, esta história se passa alguns anos depois após alguns eventos que acontecem no segundo livro citado. Ana engravida do Alex (jura?) e adivinha quem é a criança fofa que nasce? (Aposto que você ainda está surpreso.) Sim, Elena.

Após certo tempo, e sendo mais exato, quando Elena, aos dezenove anos, recebe a notícia de que sua mãe está grávida de gêmeos e precisa do apoio dela neste momento, a mesma decide abrir mão do seu trabalho humanitário como professora na Nigéria e volta à Krósvia. O que ela não esperava era rever seu primo (e “ex-love”) Luka.

Luka é rebelde, cheio de tatuagens, audacioso, lindo (de doer) e possui um coração enorme, mas prefere esconder sua bela personalidade para não se sentir vulnerável e até mesmo como consequência pelos últimos acontecimentos da sua vida. Ele não nega que ainda sente uma forte atração por Elena, assim como ela também. Mas ambos vivem em meio à circunstâncias opostas. Não será tão simples resistir a esta atração mútua, mas talvez isso não seja tão difícil de acontecer.

"— Não vou a lugar algum.  Fico na ponta dos pés e faço essa afirmação diretamente no ouvido dele. — Não vou porque você já sabe, Luka. Eu amo você. E ainda que não me ame de volta, não importa. É bem aqui que pretente ficar."

Percebe que há clichês? Sim, eles estão bem aparentes em toda a história. Eu realmente não me incomodei com isso. Porém, a história é bem previsível. Em tratando-se de NA (New Adult), eu esperava algum elemento surpresa ou algum momento que me surpreendesse, mas não aconteceu. Talvez isso seja um grande fator negativo para algumas pessoas; não foi em demasia para mim; ainda pude aproveitar a história e me sentir satisfeito de modo geral.

Eu adoro Ana e Alex. Logo reencontrá-los mais velhos em uma nova história foi muito gratificante. Adorei! Alex está mais encantador do que nunca. Imagine um pai babão, cuidadoso ao extremo e ainda por cima um marido maravilhoso. Imaginou? Bem, ele é assim. E ainda protagonizou momentos bem cômicos devido às suas atitudes. Ana mostrou-se realmente uma mulher madura, uma boa mãe e como eu imaginei que seria quando ficasse mais velha.

O romance entre Luka e Elena é bom. Somente. Não senti aquela emoção que senti quando li “Simplesmente Ana”, onde Ana e Alex possuíam uma química maravilhosa. É um bom casal? Sim, sem dúvidas, mas não surpreendem e nem protagonizam momentos marcantes. Até hoje não esqueço a cena em que o Alex beija a Ana ao som de In These Arms, do Bon Jovi. *-*

A narrativa da Marina continua da mesma; bastante fluída, simples e objetiva. Para quem busca leituras rápidas, agradáveis e envolventes, seus livros são sempre boas indicações. Possuem boas personagens, momentos doces e bons romances.

Falando um pouco sobre a Elena, ela mostrou-se uma boa protagonista. Possui traços em sua personalidade que a tornam palpável (quase que uma pessoa real). Ela é decidida, corajosa, dedicada e amável. O Luka é um bom protagonista também, no entanto, caiu muito no perfil de bad boy que já foi bastante usado e, atualmente, soa mais do mesmo para mim. Mas nada que tenha me feito gostar menos do mesmo ou até mesmo da história em si. Não. Na verdade, só não me senti encantado pelo mesmo.

Em suma, se você curte romance e está à procura de algo mais leve e despretensioso, este é o livro. Na verdade, indico qualquer livro da Marina Carvalho se você busca leituras agradáveis. É bem provável que você também irá amar. Se você está com receio quanto a ler este livro pelo fato de não ter lido os anteriores, tem razão. Mesmo a autora explicando resumidamente tudo o que aconteceu previamente no início, acredito que seria mais interessante ler as histórias anteriores para ter uma compreensão mais ampla das personagens em si. Mas caso queira ir diretamente para esta história, sinta livre e à vontade. Acredito que não atrapalhará o seu envolvimento.

RECOMENDO!


10 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Lê! Estou ansiosa para ler Elena A Filha da Princesa! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oii Leandro! Cara eu me apaixonei pela história, pela forma como você retratou ela na resenha... tudo tão lindo e cheio de afetos! Parabéns!

    ;)

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu nem tinha lido Simplesmente Ana, mas li esse e adorei. Achei a escrita da Marina sensacional e a obra em si muito bem escrita. Fiquei realmente admirada pela autora!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lê!

    Não li nada da autora, ainda. Morro de vontade. inclui Simplesmente Ana na minha meta de leitura e espero conseguir ler ainda esse ano. Dai certamente que vou ler esse também. Adorei sua resenha!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Esse livro não me chama muito a atenção pois não gosto tanto assim dos clichês. Em excesso, como esse livro parece ter, me incomoda profundamente.
    Adorei a sua resenha, mas não leria o livro.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  6. Oie Le =)

    Então ... eu não curti Simplesmente Ana e por esse motivo não cheguei a ler a continuação. Por mais que as resenhas que eu leia seja super positivas acho que a narrativa da autora a teen demais para mim (estou meio velha sabe rs...).
    Não tenho problema com os bons e velhos clichês, mas pelo que percebi esse livro reúne meio que todos, algo que deixaria a leitura óbvia demais, no meu ponto vista, já que eu adoro me surpreender nem que seja um pouquinho.

    Fico feliz que você tenha curtido a leitura, mas essa dica eu passo ;)

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leandro! Tudo bem? Eu tenho um amigo que é doido pela Marina Carvalho, ele sempre me recomenda os livros dela. Mesmo o gênero deles não sendo o meu favorito, acredito que vou dar uma chance para a autora! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leandro! Tudo bem? Conheço outros livros dessa autora e esse foi o unico que nao me interessou!

    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um bom livro para quem gosta da escrita da autora e tramas com princesas. Ah... li somente o Simplesmente Ana e foi um livro bom e apenas bom. kkkkkkkk
    Não me interessa ler obras dela.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Olá Leandro,

    Li um livro da autora e gostei, mas confesso que espera bem mais, li algumas resenha positivas desse livro e estou interessado em saber se a qualidade melhora....gostei de saber a sua opinião....abraço.


    www.devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!