quarta-feira, 9 de setembro de 2015

[RESENHA] Zoo - James Patterson e Michael Ledwidge

Custa-me compreender todo o sucesso em torno do nome James Patterson lá nos Estados Unidos. O cara vive escrevendo livros, publicando-os e encabeça a lista dos mais vendidos (lá e em outros países também). Mas o que realmente me inquieta é que eu não vejo a qualidade nas obras dele que possa merecer tamanho sucesso. Antes que você me interprete negativamente de modo geral, quero deixar claro que gostei deste livro. Sim, gostei razoavelmente, devo enfatizar. No entanto, após inúmeras experiências não tão suficientemente boas com o autor, cheguei à conclusão de que suas histórias, quase sempre, são superficiais e só servem apenas para um único intuito: entreter.

Editora: Editora Arqueiro
ISBN: 9788580414424
Ano: 2015
Páginas: 288
Nota: (3/5)
Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam. A humanidade é presa fácil. Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste a escalada dos acontecimentos. Ele já previu esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara. O fim da civilização está próximo. Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados. Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...
Oz é um biológo que descobre algo que todos achavam impossível: CHA (Conflito entre Humanos e Animais). Tal teoria explica e demonstra um comportamento atípico por parte de todos os animais, quer sejam domésticos quer não. Aparentemente e de imediato, todos que tiveram acesso à sua teoria, consideraram-na um absurdo, incoerente, até quase impossível de acontecer.

Inesperadamente, tudo passa a fazer sentido. Os animais passam a atacar um inimigo em comum: o Homem. No mundo todo, animais de toda e qualquer espécie começam a atacar brutalmente e sem qualquer razão aparente. Oz é a única pessoa que consegue enxergar o problema (que não é pequeno) de forma mais crítica e que não faz parte de acontecimentos isolados. Mas o que realmente acontece? O que está por vir? Existe alguma solução iminente?

Ao observar a história de modo geral, percebe-se que ela possui uma premissa promissora. Eu pensei assim a partir do momento que li a sinopse, confesso. A grande frustração reside nesta ilusão. E sabe por quê? Porque é tudo muito mal explorado durante todo o desenvolvimento do livro, e o único foco dos autores (sim, o livro também foi escrito pelo Michael Ledwidge) é nos momentos de ação que há em abundância na história.

Eu esperava que os autores se preocupassem com os aspectos mais interessantes que a história proporcionava como a razão de tudo estar acontecendo inexplicavelmente, sobre o embasamento científico e até tecnológico que poderia ser muito bem explorado e também apresentado brilhantemente. Mas nada disso acontece. Nada. O que, invariavelmente, tornou tudo muito superficial, sem consistência.

Se você espera mortes brutais, sangue, ação (tiro, porrada e bomba), vai se deliciar. Há bastante momentos violentos envolvendo, obviamente, os animais. Os autores, como falei anteriormente, só focaram nisso com o intuito de, a meu ver, apenas entreter. Até a explicação no final do livro não me convenceu completamente. Sabe a sensação de algo mal explorado e pouco aproveitado? Foi isso que senti. Uma pena, infelizmente, porque eu realmente acreditava que iria me surpreender e encontrar algo muito melhor.

Em suma, só recomendo a leitura para aqueles que são fãs do autor, até porque já estão em sintonia com a escrita do mesmo e irão, de alguma forma (ou muitas), aproveitar a leitura. Ademais, não sei se será uma leitura tão interessante. É um bom livro para se divertir em uma tarde preguiçosa qualquer; serve como um bom entretenimento, sem dúvida. Porém, se assim como eu, você espera uma história bem elaborada e aprofundada, pode se decepcionar de verdade. 

RECOMENDO!


20 comentários:

  1. Oi Lê!

    Sou apaixonada pelo James Patterson, de longe é um dos meus autores favoritos. Ele é conhecido por seus capítulos curtos, nesse livro é assim tb? Acho que não funcionaria com a premissa do livro. Como você mesmo disse superficial, acho que precisaria de mais páginas e mais detalhes. Adorei sua resenha, não estava fui afim de ler esse livro e agora com certeza vai ficar pra depois.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? James Patterson é um grande autor, sem dúvidas! Seu blogs está de parabéns!

    http://blogmemoriies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leandro! Tudo bem? Nossa, esperava mais do livro! Ok, nunca li nada do James Patterson, mas com os tantos comentários positivos em relação as obras dele, imaginava um livro melhor! Mas faz parte, né? E o livro também não é de todo ruim, pelo visto... Adorei a sua resenha, que como sempre: ficou ótima! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leandro! :)

    Escapei por pouco, rs. Quase solicitei este livro e cheguei a me arrepender por não ter feito isso, pois tinha curiosidade em ler algum livro do James Patterson e a história parecia ser muito bem elaborada e instigante.
    Às vezes, gosto de livros que servem apenas para entreter, mas até mesmo eles precisam ser aprofundados na medida certa. Esperava que a explicação do problema fosse chocante e grandiosa, mas percebo que não aconteceu nada disso.
    Bom, pelo menos, os autores compensaram na ação, que parece ser sido ótima.
    Amei sua resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie Lê
    sou fã do autor, mas não senti atração pelo livro ou pela história. Uma pena o mote principal não ter sido bem explorado, e ter se perdido no meio de tanta ação.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Lê. Tenho uma relação de amor e ódio com James Patterson, curtindo vários romances policiais do autor e detestando os seus livros juvenis de fantasia. Zoo chama minha atenção, principalmente por conta do seriado que estreou há pouco tempo, mas mesmo assim não irei com muita sede ao pote. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Só a capa desse livro causa um reboliço. E o que dizer do escritor?
    Gostei muito da sua resenha e do seu blog. Estou seguindo! Beijão e até logo!

    http://exploradoradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ah, gosto muito do James Patterson, a escrita dele é demais! Esse livro já ta na lista de leitura!

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Leandro.Tudo bem?
    Entendo sua opinião sobre a obra, mas já li alguns livros do Patterson e gostei bastante de sua escrita.
    Talvez, você devesse ler mais os livros solos do autor. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Le =)

    Fiquei meio traumatizada com o autor depois que li os primeiros livros da série Bruxos e Bruxas.

    Confesso que desde então os livros do autor não me chamam mais atenção. Além disso não curto leituras como mortes brutais e coisas derivadas disso. O mundo real já anda muito feio, para ter que lidar com isso na literatura rs...

    Uma pena o livro não ter suprido todas as suas expectativas.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Olá, Lenadro.
    Eu acredito, minha opinião, que os livros que são dele sozinho, são bons, mas os que tem algum outro autor junto, não são de sua autoria por isso que a qualidade não é a mesma, acho que usam seu nome, ele lucra, mas não participa. Só assim para explicar como um autor que escreve O Diário de Suzana para Nicolas, escreve também, Bruxos e Bruxas por exemplo. Quanto ao livro da resenha, eu não tenho vontade de ler, acho que vou assistir a série.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. O James Petterson é realmente um grande autor e parece ser mais um grande sucesso dele. Gostei da premissa, achei bem interessante e imagina que louco se isso mesmo acontecesse? hahaha que medo!
    A capa não chamou muita atenção (geralmente a Arqueiro não tem capas muito bonitas), mas gostei da dica!

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Leandro!
    Concordo totalmente com você, também não consigo entender como o James Patterson pode fazer tanto sucesso assim. Eu me decepcionei bastante com os livros dele que li, não vi nada demais... Por isso acabei nem indo atrás de outros livros.
    A história desse livro parecia interessante, pena que foi mal desenvolvida.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro,
    Quero ler esse livro, fiquei curiosa pela série de tv que comecei a assistir e acabei gostando.
    Não tenho uma experiência grande com James, ainda, mas gostei dos suspenses que li dele.
    Pelo visto Zoo é violento ao extremo como Private Londres haha

    bjs e tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Oi, Leandro. Tudo bem?
    Adorei tua resenha.
    Eu gosto muito do James Patterson e já estou com o livro aqui pra ler!
    To bem ansioso por essa leitura. E quero começar a ver a série assim que terminar de ler!
    abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Leandro, tudo bem?

    Tem resenha desse livro no blog, gostei mas concordo com a sua opinião em quase tudo, mas o que mais gosto nos livros dele são os assuntos abordados...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    O livro parece ser bacana e ando vendo muitos comentários positivos, infelizmente minhas outras experiências com o autor não foram muito boas, mas estou curiosa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, Leandro.
    O James é um bom autor policial, mas quando sai do seu gênero de origem, não costuma fazer trabalhos muito bons. Foi assim com a série juvenil e, pelo visto, também com esse livro.
    Obras dessa temática merecem ser bem embasadas, sem dúvidas. Uma pena que isso não aconteceu.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  19. James Patterson \o/ sempre vejo esse livro pelas paginas de compras e blogs mas não tive a oportunidade de lê-lo ainda. Bjos

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oiiii Le,
    Olha eu entendo a sua reação em relação ao James, mas é como eu digo. Tem momentos em que ele escreve sozinho e em que ele escreve com outros autores. E acredita que este livro virou série? Sim, mas tem tanta gente falando bem dele que eu vou me jogar na leitura. Tem livros dele que eu não gosto mas outros que são maravilhosos. Então vou ter que ler para ver o que se passa.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!