sexta-feira, 9 de setembro de 2016

[RESENHA] Red Hill - Jamie McGUIRE

Eu não preciso afirmar que sou fã da McGuire, né? Quem me conhece ou acompanha o blog há certo tempo, sabe que já li quase todos os livros da série “Belo Desastre” (preciso comprar os últimos livros publicados) e sou apaixonado por cada um.  Quando eu soube do lançamento de Red Hill, fiquei completamente curioso para conferir a nova história da autora e observar como ela se saiu escrevendo sobre apocalipse zumbi. Infelizmente, não gostei da história como esperava e em nenhum momento fui surpreendido. Mesmo com um começo promissor e bons personagens, nada me convenceu.

Edição: 1
Editora: Verus
ISBN: 9788576863380
Ano: 2015
Páginas: 350
Nota: (1,5/5)
Para Scarlet, cuidar de suas duas filhas sozinha significa que lutar pelo amanhã é uma batalha diária. Nathan tem uma mulher, mas não se lembra o que é estar apaixonado; a única coisa que faz a volta para casa valer a pena é sua filha Zoe. A maior preocupação de Miranda é saber se seu carro tem espaço suficiente para sua irmã e seus amigos irem viajar no fim de semana, escapando das provas finais da faculdade. Quando a notícia de uma epidemia mortal se espalha, essas pessoas comuns se deparam com situações extraordinárias e, de repente, seus destinos se misturam. Percebendo que não conseguiriam fugir do perigo, Scarlet, Nathan, e Miranda procuram desesperadamente por abrigo no mesmo rancho isolado, o Red Hill. Emoções estão a flor da pele quando novos e velhos relacionamentos são testados diante do terrível inimigo – um inimigo que já não se lembra mais o que é ser humano. O que acontece quando aquele por quem você morreria, se transforma naquele que pode lhe destruir? Red Hill prende desde a primeira página e é impossível deixa-lo até o final surpreendente. Este é o melhor da autora Jamie McGuire! 
Scarlet é mãe de duas meninas e vive uma luta diária para cuidar sozinha das filhas e sobreviver à rotina agitada de trabalho em um hospital. Em uma manhã, aparentemente normal, ela deixa as filhas na escola e segue para o trabalho. Nathan e sua esposa não conseguem suportar um ao outro e a única coisa que o faz seguir em frente é sua filha ZoeMiranda é universitária, e desde a separação de seus pais, é o grande alicerce de sua irmã, Ashley. Com o fim das provas, as duas - e seus respectivos namorados - seguem para o rancho do pai, o Red Hill

O que ninguém imaginou é que, inesperadamente, um vírus saiu infectando várias pessoas e uma epidemia teve início. Cada personagem, em determinado momento, depara-se com situações inimagináveis e precisam ser ágeis para continuar vivos. Gradualmente, cada um vai tomando um destino e tudo parece incerto, incluindo a esperança de que continuarão vivos.

"[...] Todos fingíamos que as coisas melhorariam, mas a verdade não dita é sempre mais sonora que as histórias que contamos."
Pág.: 72

Este livro foi uma completa perda de tempo para mim. Se você espera uma história recheada de reviravoltas interessantes, argumentos concisos sobre a epidemia, e situações de tirar o fôlego, é melhor fugir desse livro. A trama em si é rasa, sem um bom aprofundamento e desfocada. Não sei ao certo qual foi a intenção da autora, mas tive a impressão de que nem a própria sabia qual rumo seguir ou como finalizar tudo. Nem a ação presente no enredo conseguiu ser interessante. Durante várias páginas eu me peguei impaciente e chateado por achar que meu precioso tempo estava sendo desperdiçado quando, na verdade, poderia estar fazendo outra leitura mais prazerosa e proveitosa.

De início, só para esclarecer melhor, o livro realmente convence. A McGUIRE vai apresentando cada personagem de forma consistente, interessante e que realmente convence. Sem esquecer, claro, de que num ritmo elétrico, gostoso de acompanhar e que ainda me despertou tensão (não muita, mas aconteceu). Porém, com o desenvolver do enredo e o surgimento de mais personagens, a coisa toda desanda e cai numa incoerência inimaginável. Foi difícil acompanhar isso porque eu realmente não esperava. Mas a frustração foi bem amarga e até concluir a leitura foi pura decepção.

Se você está se indagando a respeito de cada personagem, eu diria que este é o único ponto positivo do livro. A autora realmente sabe construir de forma inteligente cada um deles e também consegue fazer com que torçamos pelos mesmos (sim, eu torci pela maioria). Mas foi a McGUIRE inventar de romantizar o que não necessariamente precisava e a coisa só piorou. Eu amo romance e o mundo (muito provavelmente) deve saber disso, no entanto, não havia necessidade de “adocicar” a história bem próximo da mesma ser finalizada. Tirou até a seriedade da história! Qual a necessidade?

O final foi a coisa mais insatisfatória! Próximo dos últimos capítulos, as situações aconteceram de forma esmeradamente acelerada, o que culminou numa catástrofe criativa! Não sei se autora se deu conta do que estava fazendo, mas ela matou metade dos personagens e quis finalizar tudo com um “happy ending forever”. Eu até gosto de um final bonitinho, mas em histórias apocalípticas isso precisa ser comedido, não deve extrapolar porque senão fica patético. Mas foi o que aconteceu e só me restou lamentar.

ALERTA SPOILER: Se você espera uma explicação clara sobre a epidemia, NÃO LEIA ESTE LIVRO! A autora não explica nada, nem onde surgiu, como se sucedeu, NADA! Eu esperei por respostas durante toda a leitura, mas nenhuma apareceu. FIM DO ALERTA SPOILER.

Em suma, Red Hill não cumpre o que promete, não convence e nem entretém. A proposta do livro era interessante, mas não soube ser desenvolvida e nem aproveitada. A impressão que fiquei foi de que a autora se sai muito melhor escrevendo romances e que sair da sua zona de conforto não foi uma atitude muito viável (e talvez nem continue sendo). No mais, eu só recomendo a leitura para os fãs declarados da autora e ainda assim, não criem expectativas. Vou focar na série Belo Desastre porque esta nunca decepciona.


10 comentários:

  1. Olá, Leandro.
    Eu desanimei agora. Nunca li nada da autora, mas ganhei esse livro em um sorteio e achei a sinopse bem interessante. Mas li seu spoiler e odiei isso em Caixa de Pássaros, por isso acho que vou odiar aqui também. É uma pena, mas vai ficar mais um tempo parado lá na estante.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro!

    Eu adoro os Maddox e por isso gosto muito da autora, mas lendo a resenha fiquei desanimada com este livro, acho que farei como vc e vou focar em Belo Desastre rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro,
    Como assim 1,5? Eu gostei bastante!
    Talvez por não ter lido muita coisa de zumbis antes, só assisto The Walking Dead, mas sei lá, achei bonzinho. Algo que me fez gostar também, foi o fato de ter um final. Na verdade, vinha de uma sucessão de séries literárias e nunca havia visto como um apocalipse zumbi poderia terminar. Mas sei lá... questão de gosto ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, não creio que não tem explicação sobre a epidemia! Poxa, o lance do vírus é tão legal, algo que poderia ser muito bem trabalhado, mas que pena que a autora não soube encaminhar bem a história :( acho essa capa demais, mas depois da sua resenha, vou passar longe do livro!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro!
    Poxa...que decepção.
    Eu gostei de Belo Desastre, mas optei por não ler os outros livros da série. Ainda assim, quando Red Hill foi lançado, cogitei dar uma chance, mas achei que a história podia cair demais no clichê e pelo jeito eu estava certa, né?
    Incoerência não dá para engolir, em nenhum tipo de trama. Forçar arcos (principalmente relacionamentos só para ter um final feliz) também não, né?
    Eu até não me importaria com a falta de explicação sobre a epidemia dependendo de como a trama tivesse sido construída (em "Sob a redoma", por exemplo, o Stephen King explica a redoma e achei totalmente desnecessário), mas vai muito da condução da trama. Se pede por uma explicação e o autor não dá, como não soar como preguiça?
    Realmente parece que esse gênero não é para a Jamie.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Le =)

    Pode até parecer birra minha, mas como não gostei de Belo Desastre (eita série que nunca acaba XD), não tenho curiosidade nenhuma de ler outros livros da autora.

    De cabeça não lembro se cheguei a ler outra resenhas desse livro, mas só pelos pontos que você citou já percebi que ele não é um leitura que vai me agradar.

    Uma pena que o livro não foi aquilo que você esperava. Mas vou ficar na torcida para que sua próxima leitura seja melhor =D


    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary




    ResponderExcluir
  7. Oi, Leandro!
    Nossa, assim você acaba comigo!
    Minhas expectativas com esse livro eram infinitas, justamente pelo fato de ter amado Belo Desastre! Como eu fico agora? Ele está até na lista de desejados! kkk
    Acho que ela quis se aventurar em outros gêneros, mas acabou se dando mal. Agora não sei se vou ler, tô na dúvida. kkk
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Desanimei de ler poxa, mas é assim mesmo tem livros de algum autor em específico que nos faz apaixonar e pensamos que todos os outros serão da mesma forma e não é! Quero ler mesmo é Belo Desastre

    http://caprichadissimas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro!
    Se você que é fã de Belo Desastre não gostou, eu que não curti muito o livro vou ficar longe desse...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Eu amoo a série Belo desastre, quando lançou o livro eu estava doida para ler.
    Mas eu parei e pensei, eu tinha lido um livro com alta expectativas e acabei não gostando. Então achei melhor não ler naquele momento, pois minha expectativa tava grande.
    E até hoje eu não li rsrs a pior coisa é ler um livro e não gostar.
    Bjs!

    Refúgio da Ju

    ResponderExcluir

Comente com moderação!